Um pouco de Santa Cruz de la Sierra
Santa Cruz de la Sierra é a “mais brasileira das cidades bolivianas”. Isso não elimina o natural “choque cultural” que ocorre com hábitos e alimentação, mas, devido à grande presença de brasileiros, ameniza bastante.
A cidade conta com diversos lugares dedicados ao público brasileiro, inclusive com proprietários brasileiros. Esses nem precisamos indicar, você vai conhecer pelos novos amigos já nos primeiros dias.
Existem diversos parques públicos, praças e churrasqueiras para fazer um churrasco ou compartilhar uma feijoada com os novos amigos. Acredite! Você vai sentir faltar de um feijão com preparo bem brasileiro!
Os “crucenhos” são na maioria bastante receptivos e de fácil amizade. Gostam do jeito alegre brasileiro.
Procure conhecer logo o nome dos pratos locais. Aqui normalmente não se prepara o prato de acordo com sua vontade. Existe um modelo a ser seguido e o prato é pedido por aquele nome. Não fique insistindo para “trocar” isso ou aquilo, não é costume. Escolha o que gostar e pronto! Conhecendo os nomes e sabendo escolher vai desfrutar do melhor da culinária local, bastante diversificada e bem diferente da nossa.
Seu maior risco é cair na mão de “falsos tramitadores”, ou mesmo de “ex-estudantes” que levam a vida explorando os compatriotas, dando “jeitinho” em tudo, e levando um futuro médico a uma incompatível situação moral com a carreira que abraça.
Também, como no Brasil, existem policiais corruptos e falsos policiais! Por isso cuidado!
0 comentários:
Postar um comentário